terça-feira, 6 de maio de 2008

para atravessar contigo....


Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento


Eu gostei imenso deste poema ´´para atravessar contigo´´ porque a poetisa descreve o amor como a luz no final do túnel. Com uma pessoa amada não temos medo de de um mundo cheio de mentiras e injustiças, de tanta dor e sofrimento.... Mas para sermos felizes primeiro temos que lutar pelo nosso destino, enfrentar a vida dura que temos a nossa frente para alcançar o nosso objectivo: Felicidade!!!! Na primeira quadra nós podemos ver como a poetisa descreve o seu amor e diz que ao lado da pessoa amada ela enfrentará o mundo, vai perder o medo de viver, juntos vão vencer a morte.... Na segunda quadra ela diz que pelo seu amor ela deixa a sua vida, o paraíso , e começa a viver de novo, vai aprender viver uma vida dura mas sem medo, porque o amor vence tudo dá-nos força para continuar a lutar. Nesta quadra, ela refere tudo o que deixou, tudo o que era bom, todas as riquezas, todos os seus segredos e mistérios, a sua vida pessoal, tudo isto sintetizado no verso: ´´e abandonei os jardins do meu paraíso´´, utilizando as metáforas ela quer mostrar a sua vida antes, que vai abandonar.

No penultimo tercete ela diz que ficou sem nada, sentia-se sozinha e desprotegida. Sentia-se sozinha num mundo tao grande, sem nada ela ia começar sua vida de novo. Num mundo tao cruel ela vai construir a vida dela, começando tudo de novo. No último tercete ela diz que o seu amado vestiu-a com seus gestos, isso quer dizer que ele deu lhe todo o seu amor para ela conseguir enfrentar o novo mundo junto a ele. Quando amamos e somos amados podemos considerar nos umas pessoas felizes e completas!!!! O sujeito poetico utiliza muitas metaforas como por exemplo :´´por isso com os teus gestos me vestiste´´. O tema deste poema é o amor. Está escrito em versos soltos, os versos que nao rimam um com o outro, com palavras mais simples de entender. O número de sílabas métricas é irregular. O assunto é amor num mundo tao cruel e cheio de desigualdade, é luta pelo seu bem e pela sua felicidade.

Na minha opiniao a poetisa atravez deste poema quer transmitir-nos uma ideia que é lutar pelos nossos objectivos apesar de tudo. Ela diz que o amor é mais belo que o paraíso, mais rico que pérolas. Se alguma vez tiveres apaixonado considera que ja viveste o seu mundo!!!

Sem comentários: